Tempo de leitura é de aproximadamente minutos

ESG: um diferencial para a indústria, investidores e sociedade 


 

Conceitos muito importantes como o que é o ESG ganham cada vez mais evidência no mercado e agregam valor para as empresas que aderem às práticas sugeridas.

Em pesquisa recente, a Bloomberg estima que a agenda ESG deve atrair US$53 trilhões em investimentos em 2025. Ou seja, além de ser uma tendência, a adequação ao ESG passa a ser cada vez mais um pré-requisito de competitividade.

Em outra pesquisa realizada pelo Boston Consulting Group, o número de empresas que têm se destacado por conta das boas práticas sustentáveis, é crescente.  Neste sentido, adotar medidas que tratam e respeitam questões de inclusão, por exemplo, ganham maior espaço, pois estão engajadas com assuntos de relevância social. 

Diversidade de gênero, práticas benéficas à comunidade e também à natureza, bem como em relação à ética e transparência da marca são temas que norteiam as ações ESG. E isso no âmbito da comunicação desta iniciativa com o seu público, e também com os colaboradores internos, parceiros e fornecedores, e, principalmente, no que diz respeito ao impacto que a marca desempenha sobre a sociedade. 

ESG como diferencial competitivo

Do inglês Environmental, Social and Corporate Governance, o ESG, que vem ganhando atenção neste momento, é a tradução para melhores práticas “ambientais, sociais e de governança”. Ou seja,se trata de empresas que precisam ter iniciativas para proteger os recursos naturais, reduzir a emissão de poluentes e impactar positivamente o meio ambiente.

 O ESG tornou-se um diferencial competitivo para as indústrias que aderem às boas práticas sugeridas. Estas organizações, observadas de perto pela sociedade cada vez mais crítica e organizada por mudanças, reconhecem que seu papel não pode se restringir ao seu próprio negócio. Mas se envolver também com pautas que impactam diretamente em causas sociaisl e, consequentemente, na avaliação do mercado. 

E essa nova postura deve ganhar mais adeptos a cada dia, já que a demanda por empresas comprometidas com a sustentabilidade deve crescer consideravelmente por conta da própria mudança de postura do consumidor e, consequentemente, do mercado. Desta forma, as indústrias que se anteciparem a esta tendência devem ganhar um diferencial competitivo diante deste momento. 


O fundo ESG e o investidor

Devido ao crescimento da adoção desses parâmetros por parte das empresas, diversos fundos ESG surgiram no mercado. E a proposta é oferecer ao investidor uma carteira segura. Estes recursos representam uma oportunidade interessante para quem quer investir e preza por em empresas com responsabilidade social, ambiental e de governança corporativa.

De acordo com pesquisa da Quantum Finance, que considera todos os fundos regidos pela instrução CVM 555, que indicam a utilização de critérios ESG como parte da seleção dos ativos que integram sua carteira, os cinco fundos ESG tiveram as melhores performances no primeiro semestre deste ano foram:

1- O fundo multimercado FPI INVESTIMENTO NO EXTERIOR teve uma rentabilidade de 22,5% de janeiro deste ano até junho. Ele é gerido pela IDGR Investimentos.

2- O fundo multimercado SANTANDER GO GLOBAL EQUITY ESG REAIS INVESTIMENTO NO EXTERIOR FI MULTIMERCADO, com uma rentabilidade de 17,1% e gerido pelo Santander Brasil Asset Management, 

3-  O fundo de investimento multimercado MANAGER JSS SUSTAINABLE EQUITY GLOBAL THEMATIC INVESTIMENTO NO EXTERIOR com rentabilidade de 14,3%. Este gerido pelo Safra Asset Management.

4- O fundo multimercado TREND LIDERANÇAS FEMININAS FI que deu aos seus cotistas um retorno de 13% no período e é gerido pela XP Asset Management.

5- E, por fim, o FRAM CAPITAL HANSSEN ESG FI AÇÕES, fundo cuja rentabilidade foi de 11,2 % entre janeiro de junho deste ano. Esse é gerido pela Fram Capital.

E o mercado brasileiro acompanha essa tendência e compreende a importância e o potencial do ESG como modelo de gestão e também potencial de rentabilidade. O Trend ESG Global é o primeiro fundo dessa categoria a integrar o catálogo da XP Investimentos. Por ser um fundo de renda passiva, ele acompanha índices de referência de ETFs que contam com empresas de dentro e fora do País. 

A oportunidade de negócio estendida às startups

Ao encontro das novas práticas está o avanço tecnológico. E no Brasil isso tem se dado de forma muito propícia, com a criação de startups voltadas a esse segmento que atendem a essa necessidade de soluções tecnológicas em ESG.

Segundo dados da pesquisa Inside ESG Tech Report, de julho de 2021, 740 startups foram mapeadas nessa área. Destas, 72 focam na economia circular. E, se comparado a 2000, quando apenas 23 iniciativas operavam com esta finalidade, o avanço é muito relevante. 

O atual levantamento traz que 17,4% das soluções apresentadas envolvem o uso racional de água e de energia. Pauta extremamente importante, principalmente considerando o atual momento em que o país passa por uma crise energética. O levantamento ainda aponta startups com ações direcionadas a áreas como relacionamento com clientes, transparência e comunicação num montante de 14,52%. Ou seja, lado a lado com a postura de resolução de problemas sociais, ambientais e de governança das empresas. O mote ESG.

Neste sentido, as startups atendem a essa necessidade de mudança de postura, mais humanizada, preocupada e que respeite o meio ambiente e seus recursos naturais. E isso faz com que recebam olhares mais atentos destes investidores ou dos detentores destes fundos. Pois oferecem alternativas limpas, renováveis e rentáveis às indústrias, principalmente quando dispõe de tecnologia que além de gerar menos perda, aproveita este desperdício e transforma em mais energia, como ocorre com a Turbina Redutora de Pressão, da Prosumir.

A TRP garante eficiência energética de até 10% do consumo de energia elétrica, reduz custos operacionais e gera energia renovável que reduz a emissão de CO2. Ou seja, uma alternativa que vai ao encontro da necessidade das indústrias que querem aderir às práticas ESG. 

A Prosumir atua no mercado de aproveitamento energético com projetos de inovação para a geração de energia, cogeração e eficiência energética. E tudo isso com vista em uma sociedade mais sustentável.





Desenvolvido por uma equipe loucamente criativa   

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Ei você!

Não vá embora ainda.

Não encontrou o que procurava?

Nos chame agora no WhatsApp e tire suas dúvidas!

Fale pelo WhatsApp