Tempo de leitura é de aproximadamente minutos

Soluções que transformam desperdícios em energia limpa 


Estar em sintonia com o hoje é apostar em práticas que preservem, valorizem e gerem ações conscientes em relação ao uso dos recursos naturais do planeta. E um dos aspectos mais positivos disso é saber que diferentes empresas já têm estas preocupações como norteadores para a sua atuação no mercado.

Em um ano, as indústrias são responsáveis por cerca de 35% do consumo energético de todo o país. E, com a falta de chuva que tornou ainda mais grave a crise hídrica e energética vivenciada, as constantes mudanças de bandeiras têm acarretado na suspensão dos serviços de grandes indústrias em horários de pico de consumo, aumentando em 7% o custo da energia para as indústrias. 

Com isso, também é perceptível a busca do setor por alternativas mais sustentáveis, que conciliem eficiência com menores gastos. Investimentos em equipamentos, mas também em geração própria, visando aproveitar, inclusive, o que é então desperdiçado, vêm ganhando cada vez mais importância na cultura empresarial. 

E diante dos desafios que surgem e a dificuldade em pensar em resultados positivos com  tantas restrições, propor alternativas que aproveitem, otimizem e estimulem práticas sustentáveis, é um caminho bastante próximo e acessível às marcas e demais iniciativas do tipo. E ao encontro disso, a Prosumir apresenta soluções que transformam desperdícios em energia limpa.

Prosumir: transformando desperdício em oportunidades

Diferentes alternativas vêm sendo criadas, visando o uso de energias renováveis. Apenas em 2020, segundo relatório da ONU, o crescimento foi de 80% em todo o mundo. Isso sugere não apenas mais responsabilidade sem prejuízos nos resultados, como uma intenção de preservação do meio ambiente. E, ao encontro disso, a ideia de transformar desperdício de energia em oportunidade, o que foi a aposta da Prosumir.

A empresa de geração de energia renovável e cogeração faz parte desse movimento sustentável e inteligente, que utiliza conhecimento técnico para propor eficiência energética. Assim, a iniciativa une investimentos destinados a negócios criativos e uma equipe experiente em engenharia, energia e sustentabilidade para propor soluções que vão ao encontro das tais boas práticas e garantem qualidade para atender grandes marcas como Ambev e LDC.

A Prosumir é conduzida por Julio Vieira. Ele começou, em 2014, testes e experimentos que depois seriam apresentados pela empresa. As criações iniciadas neste período ao longo de seu trabalho em um laboratório da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, permitiu os primeiros protótipos com a PepsiCo e a EDP (Energias de Portugal). Abrindo espaço,  então, para o que viria a ser uma tecnologia 100% própria, nacional e arrojada para diminuir o desperdício nas fábricas.

Turbina Redutora de Pressão 

A tal solução idealizada por Vieira e que hoje é encontrada na Prosumir propõe a substituição das válvulas redutoras por turbinas de microgeração de energia: a Turbina Redutora de Pressão (TRP). Assim, as turbinas rebaixam a pressão e, ao invés de desperdiçar o calor, gera energia com ele. 

Com as turbinas, é possível economizar de 10% a 20% dos gastos com energia elétrica. A própria Ambev, cliente da marca, opera em uma de suas fábricas com o equipamento que reduziu em 15% os gastos. Isso porque utiliza o reaproveitamento do calor vindo do processo redutor da pressão.

A alternativa às tradicionais válvulas de turbinas a vapor oportunizam diversos benefícios que conversam com a proposta de sustentabilidade, que vem ganhando cada vez mais espaço e adeptos. E como dito antes, não por modismos, mas por conscientização. Entre as vantagens, é possível citar:

  • Eficiência energética de até 10% do consumo de energia elétrica;
  • Redução de custos operacionais com projeto de inovação;
  • Geração de energia renovável e redução de CO2;
  • Payback normalmente entre 1 e 3 anos;
  • Pode operar com variações do processo, vapor saturado e superaquecido;
  • Valorização de ativos aproveitando infraestrutura de vapor já existente.

A TRP propõe a redução de custos com energia elétrica e aumento da eficiência energética juntamente com a diminuição do impacto ambiental. Os clientes podem economizar até 20% em energia elétrica e, com isso, reduzir a pegada de carbono. 

Ideias e energia limpa: as soluções que incluem, atendem e transformam 

A economia de 10% a 20% com energia elétrica, gerada por meio das turbinas vai ao encontro da ideia de transformar desperdício em oportunidades. Afinal, reaproveita o calor do processo redutor da pressão, gerando outra fonte de energia, evitando qualquer prejuízo neste sentido, e também possibilitando outra alternativa que pode ser incrementada nos processos da indústria.  

Continue acompanhando as novidades da empresa e setor em nosso site e redes sociais.





Desenvolvido por uma equipe loucamente criativa   

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Ei você!

Não vá embora ainda.

Não encontrou o que procurava?

Nos chame agora no WhatsApp e tire suas dúvidas!

Fale pelo WhatsApp