Tempo de leitura é de aproximadamente minutos

Eficiência energética pode chegar a 20% no setor industrial, avalia Prosumir


A Editora Brasil Energia publicou uma reportagem sobre a apresentação do diretor da PROSUMIR , Julio Vieira, no webinar realizado dia 29/04/21 na Associação da Indústria de Cogeração de Energia (COGEN).

O tema da apresentação foi sobre o aproveitamento energético na indústria sucroenergética: Oportunidades, soluções tecnológicas e inovações. 

Baseado em ações padrões de eficiência energética, estudos no Brasil apontam que a indústria, na qual se enquadram as usinas de Açúcar e Álcool, podem  economizar aproximadamente 10% em energia. Contudo, considerando a indústria 4.0, novas tecnologias e inovações, este potencial pode atingir 20%, de acordo com Julio Vieira, Prosumir, empresa especializada em implementar soluções de aproveitamento energético para transformar eventuais desperdícios em oportunidades de eficiência. 

O executivo da Prosumir explicou que esse patamar de aproveitamento pode ser obtido com medidas que envolvem a captação de dados e desperdícios dos processos, que estão sendo impulsionadas pela a indústria 4.0, possibilitando a simulação em tempo real de processos (RTO) e Digital Twin entre outras soluções de tecnologia.  Este conhecimento do processo facilita a tomada de decisão para a utilização de novas tecnologias, como a Turbina Redutora de Pressão (TRP) para a substituição de válvulas redutoras de pressão, geração de vapor / água quente com a energia solar, ciclo rankine orgânico, utilização de trocadores de calor com novos materiais, a troca de óleo de equipamentos ou a troca de isolamento térmico, entre outras, que, se adotadas simultaneamente, podem promover um ganho maior de eficiência.

 Reportagem Brasil Energia:  https://energiahoje.editorabrasilenergia.com.br/eficiencia-energetica-pode-chegar-a-20-no-setor-industrial-avalia-prosumir/





Desenvolvido por uma equipe loucamente criativa   

Ei você!

Não vá embora ainda.

Não encontrou o que procurava?

Nos chame agora no WhatsApp e tire suas dúvidas!

Fale pelo WhatsApp